quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A falsa designer


“Coisas que uma estudante de Moda não é - Parte I

Esse é um post de utilidade pública. Visa esclarecer algumas coisas para: quem um dia pensou em fazer faculdade de Design de Moda; quem tem uma certa convivência com alguém que estuda Design de Moda; ou quem é apenas curioso.
Então vamos lá.
* * *
Estudante de Moda não é modelo
Nunca falaram isso pra mim, embora já tenham mencionado que eu podia ser modelo (naonde, com meus ínfimos 1,67m, enfim), mas como algumas amigas relataram o fato, eu acredito. Porque as pessoas acham que moda sempre vai ter uma passarela com uma modelo vestindo uma roupa estranha, como se as roupas viessem do nada.
* * *
Estudante de Moda não é costureira
Uma coisa que a minha professora de Tecnologia da Confecção sempre deixou claro para nós, no primeiro ano, é que a gente não precisava saber costurar bem, mas sim entender o processo. É claaaaaro que levaria dias para a gente explicar isso para as pessoas superlegais que aparecem: "Faz a barra da calça pra mim?", "Essa blusa tá larga, dá pra dar uma apertadinha?". Nessas horas sinto vontade de pegar meu desmanchador de costura/abridor de casas de botão e furar os olhos do ser até não poder mais.
* * *
Estudante de Moda não é patricinha
Não, os nossos trabalhos não são olhar vitrines e voltar pra casa abarrotadas de sacolas, tampouco fazer resenhas de artigos da Vogue ou qualquer coisa que o valha. Porque tem gente que acha que quem cursa Moda é aquela guria consumista e que adora comprar roupas. Muito pelo contrário, estudantes de Moda são frequentadoras assíduas de brechós e gostam de fazer customizações sem muita verba.
* * *

(...)”

Muito engraçado e irônico este texto que li.Apesar de ser cômico nos faz refletir sobre os esteriótipos que vemos todos os dias relacionados a moda.
Quem nunca ouviu que quem faz moda não estuda de verdade?
Com certeza é muito preconceito por parte das pessoas que não sabem nem o que fazemos na faculdade(alooowww!muitos trabalhos!!!!), porém não podemos esquecer que por ser um curso considerado ‘alternativo’ tem muito aluno que não dá nem pra entender o que está fazendo na sala sabe?! Tipo alheio a tudo mesmo!
Muita gente quer fazer faculdade de moda porque gosta de comprar roupa ou ler revista,não tem a menor idéia do que um profissional faz.
Uma dica? Fujam dessa!!!
È óbvio que todo estudante de moda gosta disso tudo, mas tem que se identificar com a profissão mesmo!
Antes de escolhermos uma carreira temos que observar a fundo como será o dia-a-dia na profissão, seja ela qual for, afinal vamos passar o resto das nossas vidas(pelo menos a maioria, vai?!) trabalhando.
Beeeem melhor se gostarmos do que fazemos não é?!
Fica a dica J

E pra quem gostou de ler o textinho da falsa designer, vale muito a pena ler a parte II:

Uma pena que a dona do blog parou de escrever em fevereiro, adorei os posts!

Beijos

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Começando pelo começo!

O começo!!!
Não estou falando apenas do primeiro post deste blog, mas do principal assunto que irei escrever por aqui!
Todo mundo sabe como é difícil o começo quando se trata de profissão.
O objetivo do portas de entrada é tratar dos assuntos que mais interessam aos estudantes de moda(ou pra quem ainda está em dúvida), e qualquer pessoa que deseja ingressar no mundo fashion.
O nome do blog a princípio seria 'porta da frente', mas pensando bem, como tudo na vida, existem muitos meios e muitas portas para alcançarmos nosso objetivo não é mesmo?!
Vamos discutir sobre as diversas áreas da profissão, currículos, cursos e tudo mais que possa acrescentar nas nossas escolhas!
"Quem faz o que gosta nunca trabalhou na vida !"
Não esqueçam disso!!!Se todas as pessoas escolhessem trabalhar com o que amam fariam tudo mais bem feito, devemos dar sempre o nosso melhor não importa o que escolhemos ser!!!
Esse é o meu recado de hoje!
Beijos